História

Em 1849...

Nosso fundador, Adolfo Kolping foi um sacerdote católico, reformador social, autor e editor, nascido no ano de 1813. sempre viajava e, muitas vezes, se deparava com uma triste realidade na sociedade sentindo muita sede em contribuir para que a situação mudasse para melhor.

A Obra Kolping foi, oficialmente, fundada no dia 6 de maio de 1849 em Colônia, Alemanha, pelo Pe. Adolfo Kolping com apenas 7 jovens, inicialmente chamada “Associação de Jovens Aprendizes”. Kolping reconheceu que este tipo de associação seria um meio adequado para resolver os problemas sociais, começando pelas faixas etárias mais novas.

Nos anos seguintes, Adolfo Kolping dedicou-se de corpo e alma à sua associação, viajando, estabelecendo contatos, orientando, escrevendo, realizando palestras. Assim, conseguiu fundar 418 associações, chegando a um total de 24.600 associados em sete países da Europa em 1865.

Em 1975...

Em 11 de setembro de 1975 foi realizado o lançamento da pedra fundamental da Kolping Estadual de Santa Catarina, localizada na cidade de Rio do Sul. A partir de então, a Kolping começou a criar parcerias com outras instituições e dar início a diversos cursos visando a qualificação profissional da população em geral, tal feito que permanece até nos dias atuais. A Kolping é uma associação católica, sem fins lucrativos, que atua na superação da pobreza material e espiritual por meio da formação e trabalho. Seus serviços e projetos visam promoção e a garantia de direitos sociais.

Em 2024...

Atualmente, a Kolping SC conta com mais 12 sedes, chamadas de Comunidades Kolping, presentes no estado, cada uma promovendo trabalhos sociais em prol do bem-estar social de jovens e adultos da região.

Contamos com vários cursos totalmente gratuitos para a população , em parceria com outras entidades socio-assistenciais e que possuem a mesma finalidade.