Em 1849…

Nosso fundador, Adolfo Kolping foi um sacerdote católico, reformador social, autor e editor, nascido no ano de 1813. sempre viajava e, muitas vezes, se deparava com uma triste realidade na sociedade sentindo muita sede em contribuir para que a situação mudasse para melhor.

A Obra Kolping foi, oficialmente, fundada no dia 6 de maio de 1849 em Colônia, Alemanha, pelo Pe. Adolfo Kolping com apenas 7 jovens, inicialmente chamada “Associação de Jovens Aprendizes”. Kolping reconheceu que este tipo de associação seria um meio adequado para resolver os problemas sociais, começando pelas faixas etárias mais novas.

Nos anos seguintes, Adolfo Kolping dedicou-se de corpo e alma à sua associação, viajando, estabelecendo contatos, orientando, escrevendo, realizando palestras. Assim, conseguiu fundar 418 associações, chegando a um total de 24.600 associados em sete países da Europa em 1865.