História

A Obra Kolping Estadual de Santa Catarina é uma associação sem fins econômicos, de caráter privado e natureza filantrópica, tendo por finalidade, promover, organizar e prestar assistência social, educacional, cultural, econômica, moral e profissional, a indivíduos, famílias e grupos, preservar e promover a ecologia, o meio ambiente a agricultura, dentro das normas e princípios cristãos, sem distinção de raça, nacionalidade, credo, convicção política, sexo, condição social e de acordo com as leis vigentes no país.

Foi fundada no dia 11 de setembro de 1975, tem sua sede Estadual no município de Rio do Sul junto ao Centro Kolping. Está presente em várias regiões: Alto Vale do Itajaí, Vale do Itajaí, Região Serrana e Extremo-Oeste. Atualmente são 13 Comunidades Kolping presentes no estado e que tem por missão a formação integral da pessoa humana.

A sustentabilidade financeira da Obra Kolping é possível através do projeto iniciado há mais de 30 anos, tendo em vista sua auto manutenção: gerar seus próprios recursos para que a filantropia possa ser concedida conforme o grau de vulnerabilidade social de todos os atores sociais que são beneficiados através das atividades desenvolvidas pela obra e dos cursos profissionalizantes.

A Obra Kolping foi fundada pelo Padre Adolfo Kolping em Colônia, na Alemanha, no dia 6 de maio de 1849. Está presente há 160 anos em mais de 60 países. Com o ideal e a missão de promover a vida do trabalhador e de sua família.