ASSESSORAMENTO A MULHERES

Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência

A Casa de Acolhimento é um local que oferece abrigo protegido e atendimento integral à mulheres e seus filhos em situação de violência doméstica e familiar, que não dispõem de rede de apoio e necessitam de afastamento urgente do seu local de moradia.

Os casos encaminhados devem ter o Registro do BO – Boletim de Ocorrência e o documento de Referência da Equipe da Assistência Social. Constitui um serviço temporário (até 6 meses), no qual as usuárias poderão permanecer por período determinado, para que recebam apoio e condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. O atendimento deve pautar-se nos direitos da mulher e nas estratégias para o enfrentamento das relações que legitimam a violência doméstica e familiar contra as mulheres. O serviço oferece doze (12) vagas e tem capacidade de atendimento para 20 pessoas.

A Casa de Acolhimento é um local restrito a entrada de pessoas não autorizadas pela equipe de assistência, bem como um local sigiloso, para que dessa forma não comprometa a segurança das mulheres e crianças presentes no local.

Mas afinal, o que é considerado violência contra a mulher?

  1. Você sabia que apesar da palavra “violência” nos remeter à agressões físicas, não é apenas disso que se trata?
  2. A violência pode ser considerada toda ou qualquer tipo de agressão física, verbal e psicológica cometida direta ou indiretamente contra a mulher. Podemos classificar em 5 tipos principais:
  3. Violência Física: Envolve agressões físicas como bater, empurrar, sufocar, entre outros atos que causam danos corporais.
  4. Violência Psicológica: Compreende ameaças, humilhações, chantagens emocionais, controle excessivo e manipulação que afetam a saúde mental e emocional da mulher.
  5. Violência Sexual: Inclui qualquer forma de coerção ou violência para forçar a mulher a ter atividades sexuais indesejadas, como estupro, abuso sexual, ou pressão para atividades sexuais não desejadas.
  6. Violência Patrimonial: Consiste em controlar, destruir ou limitar o acesso da mulher aos seus recursos financeiros, bens e propriedades, colocando-a em situação de dependência econômica.
  7. Violência Moral: Envolve difamação, calúnia, desvalorização da mulher, disseminação de boatos falsos, e outras formas de ataque à sua reputação e integridade moral.

.

E você? Conhece alguma mulher passando por algum caso de violência?

Se você conhece alguma mulher enfrentando esse tipo de situação, passando por algum tipo de violência, saiba que você pode ajudá-la!

Disque 180 para denúncia nacional de violência contra a mulher;
Ou entre em contato com a Assistência Social ou Delegacia de Polícia da sua localidade.

"A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano."  (João Paulo II)